domingo, 18 de setembro de 2011
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Supercomputador é capaz de prever revoluções.
De acordo com o site BBC News, uma pesquisa realizada por Kalev Leetaru, da Universidade do Illinois, revelou que o supercomputador SGI Altix (também conhecido como Nautilus e localizado na Universidade do Tennessee) é capaz de ajudar a prever acontecimentos internacionais, como revoluções e conflitos.
Para realizar as projeções, a máquina analisa duas características básicas nas reportagens: o sentimento e a localização. Em relação ao “sentimento”, o PC verifica se as notícias são positivas ou negativas – buscando por palavras como “agradável”, “terrível” e “horrível”.
Por sua vez, no que concerne à “localização”, o supercomputador seleciona citações de nomes de cidades e converte-as em coordenadas – as quais são transcritas dentro de um mapa relacional.
As informações que alimentaram essa pesquisa foram coletadas de fontes que monitoram a imprensa mundial, como o BBC Monitoring e o Open Source Centre (mantido pelo governo dos EUA). Outros serviços foram utilizados para fomentar o estudo, incluindo sites de notícias – como o arquivo digital do The New York Times, que possui matérias desde 1945.
Ao total, a pesquisa analisou mais de 100 milhões de textos, gerando uma rede analítica com mais de 100 trilhões de interconexões. Para processar tanta informação sem levar meses ou anos, o Nautilus pode trabalhar com trilhões de operações de ponto flutuante por segundo (FLOPS) – atingindo até 8,2 teraflops.
Apesar de o estudo ter abordado apenas análises retrospectivas, ou seja, com eventos já ocorridos, os cientistas afirmam que o processo pode antecipar manifestações ou conflitos que irão acontecer.
Fique por dentro das novidades do Windows 8.
O novo Windows Explorer

Menu Iniciar parece mais objetivo no Windows 8
Cuidado ao excluir arquivos
Quem já conhece o pacote Office 2010, está habituado a Ribbon e em relação a ela, não se notará muito diferença. A barra de status diminuiu para uma linha de informações; existe uma nova fonte que exibe arquivos e pastas; o painel de detalhes foi para o lado direito da janela e existem ferramentas que listam de forma mais dinâmica os itens dentro da barra de títulos. Além disso, a Microsoft propõe alguns objetivos:
Outra inovação que foi anunciada no blog Building Windows 8, é que o sistema operacional não vai mais mostrar uma mensagem de exclusão de arquivo. Ou seja, cuidado ao apagar acidentalmente algum arquivo, pois o Windows não vai mais avisá-lo que isso foi feito.
Nova forma de gerenciar seus arquivos
Isso não é lá uma novidade, já que essa opção pode ser habilitada no Windows 7, mas o objetivo da Microsoft é atender os apelos dos usuários que consideram irritantes tais mensagens, já que elas anunciam o óbvio. Além disso, a ideia é também aperfeiçoar a experiência do usuário sem distraí-lo com caixas de diálogo inúteis.
A Microsoft promete mudanças nas formas com que o usuário move, copia, renomeia e remove arquivos. O propósito é dar ao usuário um único local no qual se ofereça uma interface completa de gerenciamento. Nesse caso será criada uma caixa de diálogo que controla diversas tarefas. À medida que um usuário decide apagar ou renomear seus arquivos, o sistema disponibilizará uma única janela na qual essas tarefas podem ser gerenciadas, facilitando o trabalho.
USB 3.0
E ainda tem mais, entre os diversos rumores que se espalhavam pela Internet, alguns acabaram se confirmando, como o suporte nativo à transmissão de arquivos via USB 3.0. Isso significa que os dispositivos que possuem a tecnologia 3.0 de transferência não precisarão mais de softwares de terceiros, já que esses suporte já estará incorporado ao Windows 8. Esse novo padrão permitirá transferência até 10 vezes mais rápidas que a USB 2.0.
A empresa já está apostando hoje no quem vem por aí amanhã. De acordo com as perspectivas, todos os computadores até 2015 virão com essa tecnologia, portanto a demanda pelo USB 3.0 só tente a crescer.
Windows "duas caras"
Um diferencial bastante interessante que virá com o Windows 8 é a sua funcionalidade em diferentes aparelhos. O sistema operacional da Microsoft está sendo construído para operar em computadores comuns e também em tablets.
Seguindo os moldes do Android (Google) e do iOS (Apple), a Microsoft também quer entrar no mercado de tablets, a diferença é que ao invés de criar um sistema próprio para esses aparelhos, apenas a interface gráfica será alterada.
E falando em Apple, outra aposta da empresa de Bill Gates é ter sua própria App Store. Já faz tempo que a própria Microsoft vem alimentando rumores a cerca de sua loja de aplicativos, mas ao que tudo indica a coisa vai realmente acontecer. Mesmo com essa possibilidade, a empresa ainda não divulgou oficialmente nenhum detalhe sobre sua possível loja virtual.
O Windows 8 terá sua apresentação oficial apenas na Consumer Electronic Show 2012, que acontecerá em janeiro, na cidade de Las Vegas. Para saber ainda mais sobre o novo Windows 8, fique ligado aqui no Superdownloads!
Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/fique-por-dentro-novidades-do-windows-8.html#ixzz1XmvlJNUZ
Assinar:
Postagens (Atom)